quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projecto "Caixinha das Surpresas"




Uma das obras que a nossa turma trabalhou neste período foi “A  Caixa de Saudades” de Rosário Alçada Araújo. Fizemos muitas propostas de trabalho e realizámos algumas: escrevemos colectivamente o resumo da história, elaborámos a banda desenhada a pares, construímos a nossa “Caixa de Saudades” onde metemos as saudades que cada aluno mencionou e escreveu, produzimos, individualmente, puzzles sobre a história, inventámos situações problemáticas, engendrámos um crucigrama, …
Por fim, numa actividade do projecto “Biblioteca ConVida” partilhámos este nosso trabalho com os meninos da turma 2 do Jardim de Infância, alunos da nossa ex-educadora que nos fez recordar o nosso tempo da Pré. Mesmo de acordo com as nossas mensagens da “Caixa de Saudades”!
Fomos pequenos “professores” por momentos. Que bom!
                 
                                                    



Centro Escolar das Alagoas – 2º Ano - Turma 1

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O gato e o escuro


A Borboleta Leta

Numa visita à biblioteca, os alunos da turma 2.2 escutaram a leitura do início do livro "A Borboleta Leta". Para a sala de aula, levaram como "desafio" a tarefa de imaginar o desenrolar da história para apresentarem a uma turma do Jardim de Infância.

E como imaginaram!... Vejam o resultado: um filme com os seus desenhos e a sua narração e as imagens dos momentos de partilha e alegria com os mais pequeninos.


Tejo, um cão valente

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Leituras partilhadas - A fada Palavrinha



Foi com grande alegria que os alunos da turma 3.3 leram e dramatizaram a obra "A fada Palavrinha e o Gigante das bibliotecas" para a turma 1 do Jardim de Infância do nosso Centro Escolar.
Os mais pequenos escutaram com grande interesse e atenção e retribuíram cantando algumas canções!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O computador Magalhães

No dia 5 de Novembro, pela primeira vez, trabalhámos com o nosso computador.
Aprendemos a abrir uma página no Word e escrevemos um texto em poesia, usando correctamente os sinais de pontuação. Fizemos a tabela referente à tarefa matemática “os nossos aniversários” e concluímos com um desenho pessoal no programa “Paint”. Criámos uma pasta e guardámos os trabalhos realizados.
Gostámos muito de trabalhar no computador e vamos continuar, pois temos muito para aprender e … muitas dúvidas para tirar.

                                                                                      Centro Escolar das Alagoas – 2º Ano - Turma 1

Partilha entre bibliotecas/alunos



Pelo S. Martinho, o Ricardo Fonseca, aluno da Escola Secundária João de Araújo Correia, através da biblioteca da sua escola em intercâmbio com a biblioteca do nosso Centro Escolar, veio apresentar à nossa turma um PowerPoint e um trabalho sobre a Lenda de S. Martinho.
Gostámos muito desta aula dada pelo novo “professor” que tanto nos entusiasmou.
Esperemos que esta partilha se mantenha ao longo do ano pois desejamos sempre receber novos amigos.
Agradecemos ao Ricardo e à professora Isilda que o acompanhou bem como à professora Joaquina da nossa biblioteca.


Centro Escolar das Alagoas – 2º Ano - Turma 1