quarta-feira, 30 de abril de 2014

Concurso Saber... aLer - 3º ano


Realizamos hoje, na biblioteca do Centro Escolar Alameda, a final do Concurso Saber... aLer do 3º ano. Ao longo do 2º período, todos os alunos e respetivos professores trabalharam afincadamente, lendo e interpretando a história Bruxinha Luna e a Palavra Mágica, de Alice Cardoso. Os dois testes realizados permitiram apurar os finalistas, que hoje mostraram o seu ENORME conhecimento desta obra. PARABÉNS a todos e, em especial, aos três primeiros classificados, pertencentes à turma 3.3 das Alagoas:
1º - Pedro Daniel Pinto
2º - Marta Filipa Guedes
3º - Ana Filipa Alves
Como prémio, para além das lembranças que todos receberam, tiveram oportunidade de assistir à dramatização do conto Pimpona, a galinha tonta, feita pelos alunos da turma 2.4.

Livro do mês - maio


sábado, 26 de abril de 2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de abril - Dia Mundial do Livro

Viajar nas palavras
 
Um livro peguei
Um livro abri
Nas palavras viajei
Um novo mundo descobri
Bruxas e fadas encontrei
Príncipes e princesas
Sonhei com o amor
Fez palpitar o coração
E tremer de emoção
Nas asas de um falcão
Voei
Fugi de um grande dragão
Desci ao fundo do mar
Com peixes e algas, a brincar
Nas nuvens branquinhas adormeci
Algodão doce, docinho, comi
E milhões de gotinhas senti

Um livro peguei
Um livro abri
Nas palavras viajei
Um novo mundo descobri
Poetas, autores
Romancistas ou filósofos
Todos gostam de escrever
Com eles, sorri ou chorei
Parti ou regressei
Realidade ou imaginação
Tudo pode acontecer
Quando um livro
Estou a LER!
Trabalho coletivo da Turma 2.3
 
Ler faz bem à saúde      (José Saramago)
Ler é sonhar pela mão de outrem    (Fernando Pessoa)


Pesquisas e TIC

Os alunos da turma 4.4 utilizaram as TIC no desenvolvimento motivado de temáticas de Estudo do Meio, nomeadamente no que diz respeito ao sistema solar e ao rio Douro. As tecnologias foram uma mais-valia que proporcionaram aulas interessantes, dinâmicas e muito participadas por parte dos alunos. Daqui resultaram trabalhos originais, realizados individualmente ou em pequenos grupos: cartazes, modelos do sistema solar, ilustrações feitas no programa de desenho do computador (Paint)...

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os pais contam e leem na escola - turma 2.1


Ao longo do período, tivemos a presença de alguns pais que nos deliciaram com a leitura de várias histórias. Foram obras muito engraçadas, que ouvimos com atenção e interesse. Tivemos até um dia dedicado às adivinhas!
Para além das leituras, ainda nos trouxeram algumas propostas de trabalho e ofertas como marcadores de livros ou guloseimas para adoçarmos a boca.
Agradecemos a presença de todos e contamos, no próximo período letivo, com novas leituras e outras aventuras!

domingo, 6 de abril de 2014

sábado, 5 de abril de 2014

Caixinhas das Surpresas


Trabalhos realizados por várias turmas, em consequência da leitura e exploração das obras inseridas nas Caixinhas das Surpresas. Com este projeto de continuidade procuramos formar leitores críticos e criativos, através da associação dos livros a outras formas de expressão, com especial relevo para a plástica e a dramática.

O cantor e a rosa

No âmbito do projeto Caixinhas das Surpresas, os alunos da turma 1.2 leram a história O cantor e a rosa, de Álvaro Magalhães. Como atividade de pós-leitura, realizaram belos desenhos que serviram de base para a elaboração do filme, cuja narração também lhes pertence. Parabéns!

quarta-feira, 2 de abril de 2014