quarta-feira, 18 de junho de 2014

Os pais contam e leem... na turma 1.2

Obrigada a todas as mamãs que nos encantaram com a sua presença e as suas histórias.

A princesa que não sabia espirrar


terça-feira, 17 de junho de 2014

Festa final


As imagens são explícitas... Apreciem a alegria, ritmo e cor da nossa festa de encerramento do ano letivo!
Parabéns aos intervenientes e um obrigado especial a todos os que contribuíram com a sua dedicação e criatividade para que esta festa fosse possível.

A menina que detestava livros


Concurso Pequeno Grande C


Não ganhamos prémios no concurso, mas ganhamos saber e o orgulho da nossa professora. Parabéns a todos os alunos que se empenharam a 100% na construção da história Raquel e o sonho. O resultado final foi uma grande vitória que fica guardada nos nossos sonhos! :)
Turma 4.4

sexta-feira, 13 de junho de 2014

FINALISTAS

A biblioteca foi palco de alguns momentos de comemoração dos alunos finalistas. Os alunos do 4º ano receberam das mãos das respetivas professoras um pequena brochura, que pretende ser uma singela recordação desta etapa de escolaridade que agora termina. Os pequenitos do Jardim de Infância que irão ingressar no 1º Ciclo foram "apadrinhados" pelos colegas da turma 1.3, que terão como responsabilidade ajudar na sua integração no próximo ano letivo!
PARABÉNS 

Caixinhas das Surpresas - 3º período

Trabalhos realizados por várias turmas, no âmbito do Projeto Caixinhas das Surpresas.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Educação Literária


No âmbito da Educação Literária do 1º ano, foi lida e trabalhada a obra de Alves Redol “A Flor vai ver o mar”, requisitada na biblioteca escolar.
Foi digitalizada toda a história para melhor visualização pela turma e construímos um powerpoint coletivo com jogos escritos: Letra puxa palavra; Letra imposta; Definições muito próprias; ABC do mar; Inventário fútil; Se eu pudesse...
Este trabalho teve também a ajuda da família na pesquisa de palavras para completar o jogo ABC do mar. E ainda fizemos muitas fichas de trabalho individual com leituras, escrita e ilustrações.
Gostamos bastante destas propostas de trabalho, que partilhamos com a turma 1.3, pois foi muito divertido aprender mesmo a brincar!
Turma 1.1

Inglês em ação

Os alunos da turma 3.1 cantaram e representaram a canção The Weels on the Bus, subordinada ao tema "Transportes". Ouçam, vejam e cantem com eles!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Concurso Saber... aLer - 4º ano


A final do Concurso Saber... aLer teve lugar, hoje no Centro Escolar Alameda, com a participação de 30 alunos em representação de todas as turmas do 4º ano. Em causa estava a obra A Criatura Medonha, de Álvaro Magalhães, e ficou bem evidente que o nível geral de conhecimentos era excelente.
Parabéns a todos os animados participantes, com especial realce para os três primeiros classificados:
Tomás Valente - turma 4.4 das Alagoas
Yahui Xu - turma 4.3 da Alameda
Ana João - turma 4.4 da Alameda

Papagaios de Papel da turma 1.2

Com a participação dos encarregados de educação, a sala de aula, a Biblioteca Escolar e o cais da Régua ficaram mais coloridos e enfeitados com os papagaios de papel que aqui vos mostramos.  Obrigado a todos os pais que nos ajudaram neste "voo"!

Concurso Pequeno Grande C - turma 4.2

Foi com grande entusiasmo que nós, alunos da turma 4.2, criamos a narrativa em verso Terra, Missão Alegria, para o Concurso Pequeno Grande C. Não ganhou prémios, mas enriqueceu-nos  bastante com tudo o que aprendemos ao elaborá-la.
Obrigado à professora Eugénia por todo o apoio que nos deu na realização desta nossa obra!

Festival de Papagaios de Papel


O desafio da Tertúlia João de Araújo Correia teve como resposta um trabalho profícuo sobre a vida e obra de João de Araújo Correia, patrono do nosso Agrupamento. Nesse sentido, o conto Como se faz uma estrela, foi o ponto de partida para a construção de papagaios de papel, em sala de aula ou com a ajuda dos familiares dos alunos. 
Foram muitos e coloridos os papagaios que embelezaram a nossa biblioteca, enquanto aí estiveram expostos. No dia 5 de junho, no cais da Régua, concluiu-se o festival de papagaios com o seu lançamento, em voo mais ou menos rasante, já que o vento não quis dar uma ajudinha e a experiência dos lançadores era reduzida. Apesar disso, o brilho nos olhos e os sorrisos infantis dizem-nos que valeu a pena!  

quinta-feira, 5 de junho de 2014

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Concurso Saber... aLer - 2º ano


Realizou-se hoje, no nosso Centro Escolar, a final do Concurso Saber... aLer do 2º ano. Os 34 participantes das várias turmas mostraram ser excelentes conhecedores do livro Pimpona, a galinha tonta. Todos foram vencedores, embora  tivessem ficado nos três primeiros lugares as alunas da turma 2.1:
1º - Margarida Valente
2º - Mariana Isabel Leite
3º - Laura Maria Borges
PARABÉNS!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dia Mundial da Criança 2014


Alegria, dança, cor, música, filmes, pintura... foram os ingredientes deste belo Dia Mundial da Criança, vivido no nosso Centro Escolar! Porque ainda há dias que vale a pena celebrar!

domingo, 1 de junho de 2014