sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Livro do mês - novembro


Halloween

Nesta sexta-feira, fantasmas, vampiros, esqueletos e outras personagens "horríveis" vieram à escola e divertiram-se bastante... sem sustos!!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Visita a Serralves

No âmbito do Projeto Ler… Comunicar… Integrar e com o apoio da Câmara e da Biblioteca Municipal, professores e alunos “especiais”, de todos os níveis de ensino, realizaram uma visita de estudo ao Porto.
Em Serralves, tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada que os ajudou a compreender melhor a exposição da artista iraniana Monir Shahroudy Farmanfarmaian. Aí, o jogo de luzes e reflexos das obras geométricas realizadas com espelhos iluminaram os olhos de miúdos e graúdos.
Seguiu-se uma rápida paragem junto ao mar, para que todos pudessem sentir e apreciar o cheiro a maresia, o voo das gaivotas e o deslizar dos navios que saíam do porto de Leixões.
Porque há coisas que só se aprendem através de todos os órgãos dos sentidos… valeu a pena!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Internacional da Biblioteca Escolar


O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu o dia 27 de outubro de 2014 como o Dia da Biblioteca Escolar.
Traduzindo o lema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar ao seu jeito, os alunos da turma 3.1 expressaram as suas ideias sobre a BE através de um cartaz que embeleza agora um dos nossos placards.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jogos matemáticos


No presente ano letivo, os alunos dos 3º e 4º anos irão participar no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, a realizar na UTAD.
Este projeto inclui-se nas atividades de apoio ao currículo da Biblioteca Escolar e já teve o seu início, com uma adesão significativa por parte dos alunos. Estes ocupam os intervalos, de forma lúdica, desenvolvendo as suas competências matemáticas no que diz respeito ao raciocínio e à descoberta de estratégias.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Projeto SOBE


Associando as comemorações do Dia da Alimentação e o Projeto SOBE (Saúde Oral e Biblioteca Escolar), todas as turmas do 2º ano tiveram na BE mais uma sessão dedicada à temática. Visualizaram o filme "Tom: missão saúde bucal" e associaram as imagens de um dente saudável e de outro cariado aos alimentos e objetos que contribuem para essa situação. Os placards da nossa BE ficaram cheios de sorrisos com esta pequena exposição!
 

A descrição

Turma 3.2

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Uma flor chamada Maria


Gostamos muito de trabalhar na história Uma Flor chamada Maria, da Caixinha das Surpresas, porque foi divertida, com leituras engraçadas e porque fizemos diferentes fichas de leitura.
                                                                                                                          Turma 2.1

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

Confeção de lanches saudáveis, dramatização, danças e canções foram os "ingredientes" da nossa festa do Dia da Alimentação, que envolveu toda a escola!
A música do Projeto SOBE "Não tenho medo do dentista" sublinhou a importância dos dentes e da higiene oral para a nossa saúde.
E assim aprendemos através dos 5 sentidos!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Caça ao tesouro na BE


A Caça ao Tesouro realizada por todas as turmas do 4º ano foi a atividade que deu início à comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Com empenho e energia, como verdadeiros investigadores, todos os grupos realizaram as suas tarefas e conquistaram o seu tesouro.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar