quarta-feira, 15 de junho de 2016

Viagem ao Oceanário


Os alunos do 4º ano terminaram o 1º ciclo em grande animação, com uma viagem ao Oceanário e um curto passeio pela cidade de Lisboa, proporcionados pelo município.
Os sorrisos abertos foram a expressão clara do que os corações sentiam: FELICIDADE!

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Festa Final 2016

O encerramento do ano letivo fez-se, no nosso Centro Escolar, com um festa ritmada, colorida e luminosa, que contou com a presença de muitos familiares e amigos. O nosso obrigado a todos os que se juntaram a nós para celebrar mais um ano de trabalho e aprendizagem partilhada!

Leituras partilhadas


Os alunos da turma 1.1 partilharam o seu prazer e competência na leitura com a sua ex-educadora e o respetivo grupo do Jardim de Infância. E como se sentiram orgulhosos ao lerem O coelhinho branco, de António Torrado!

Recordação


Neste final de ano letivo, a Biblioteca Escolar foi palco de mais alguns momentos de ternura, recheados de lágrimas, abraços e sorrisos. Cada aluno recebeu das mãos da respetiva professora uma pequena lembrança que guardará, certamente, na sua caixa de saudades.

Os pais contam... na turma 3.2


O Gato Gonçalves

Praticar a leitura expressiva e a leitura por prazer foi o objetivo desta atividade realizada pela turma 3.2, a partir do conto da Biblioteca de Livros Digitais do PNL O gato Gonçalves, de Inês Pupo. E que bem que eles leem! Parabéns!

Fadas

Trabalho desenvolvido pela turma 3.2 para o concurso Conta-nos uma história

Alagoas Cup - turma 3.2


A nossa turma participou no torneio Alagoas Cup dinamizado pelos assistentes operacionais, com especial relevo para o sr. Joaquim, D. Irene, Adelina e Catarina. Agradecemos a todos os que nos proporcionaram estes belos momentos de desporto, expressão e grande diversão!

O caçador de borboletas

Trabalho realizado pela turma 2.2 para o concurso do PNL Conta-nos uma históriacom base no conto de José Eduardo Agualusa.
.

domingo, 12 de junho de 2016

quinta-feira, 9 de junho de 2016

A poesia vai a casa


A poesia vai a casa foi uma atividade, inserida no Plano Anual de Atividades de 2015/16, que teve como principais objetivos aumentar os níveis de literacia através da exploração da linguagem poética e envolver as famílias nas atividades do Jardim de Infância.
Ao longo do ano, todas as crianças levaram, pelo menos, uma poesia para casa a fim de ser lida e ilustrada em família e depois comunicada ao grupo, no regresso a Jardim de Infância.
As poesias do Jardim de Infância de Loureiro e do Centro Escolar Alagoas foram depois organizadas num belíssimo livro que foi oferecido à Biblioteca Escolar para que todos possam usufruir e apreciar.
Obrigado a todos os que contribuíram para a concretização da atividade e para a realização deste livro!

A importância da leitura

A opinião de alguns alunos da turma 3.1 sobre a IMPORTÂNCIA da LEITURA e trabalhos elaborados, a pares, sobre a obra Contos para a Infância, de Guerra Junqueiro.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Leituras com Ciência


A Sala A do Jardim de Infância realizou, hoje, uma atividade no âmbito do Projeto Leituras com Ciência para a turma 1.1. Os ex-alunos da educadora Palmira relembraram bons tempos ao escutarem a história O menino que detestava escovas de dentes a que se seguiu a experiência Ovo no vinagre.
O que irá acontecer a cada um dos ovos? Será que os meninos acertaram quando sugeriram que o ovo mergulhado apenas em vinagre vai partir a casca e o que está coberto de pasta dentífrica vai ficar inteiro? Amanhã será o dia de os pequenos cientistas verificarem essas hipóteses e encontrarem as suas explicações.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dia Mundial da Criança


O Dia Mundial da Criança foi comemorado com toda a alegria, brilho e colorido habituais. Este ano, juntaram-se a nós duas figuras muito queridas das crianças: o Mickey e a Minnie, que vieram assistir, também, ao lançamento dos balões literários numa atividade colaborativa  entre a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Sessão para pais


A Biblioteca Escolar promoveu, hoje, a realização de uma sessão para pais/educadores de alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º anos, dinamizada pela psicóloga Dra. Susana Igreja
Subordinada ao tema "Estratégias para estabelecer regras e limites de forma eficaz", esta formação, realizada num ambiente informal, teve como objetivo essencial ajudar os pais/educadores a sentirem-se confiantes e à vontade ao utilizar estratégias de disciplina, nomeadamente no estabelecimento de regras e limites. Salientando-se sempre que cada criança é um indivíduo com características próprias, foram sugeridas regras simples, indicadas por técnicos e investigadores deste tema.
Agradecemos aos pais que resolveram partilhar connosco estes momentos de aprendizagem que nos podem ajudar a implementar uma das ideias de Pitágoras citada durante a sessão: "Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."

Alagoas CUP


Biografia de Luísa Ducla Soares



quarta-feira, 1 de junho de 2016