terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Miúdos a Votos - O Beijo da Palavrinha

O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto é o livro mais fixe para os alunos da turma 4.1. Por isso dizem: "Quem ler o Beijo da Palavrinha irá conhecer a Maria Poeirinha" e repetem a frase do tio Jaime Litorânio "Quem nunca viu o mar não sabe o que é sonhar"
Sonhe, como eles... e vote!!

Miúdos a Votos - Teatro às três pancadas

Teatro às três pancadas, de António Torrado, é o melhor, para os alunos da turma 4.2. Nesta campanha, têm-se divertido a ler, desenhar, dramatizar e a cantar em defesa do seu livro preferido!
Façam como eles: Votem Teatro às três pancadas, tem histórias muito engraçadas!


Miúdos a Votos - A girafa que comia estrelas

Um grupo de alunos da turma 3.2 defende com garra o seu livro preferido: A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa.
Eles dizem-nos: "Quando leres este livro não vais resistir porque vais morrer a rir!" Vamos experimentar?

Miúdos a Votos - O Cuquedo

Como será o Cuquedo? A esta pergunta, um grupo de alunos da turma 3.2 responde: "Não encontras outro igual, de norte a sul de Portugal". O melhor, mesmo, é ler, como eles fizeram e aconselham. Ah... e já agora, "Vote no Cuquedo e nunca terá medo!"
Será que estes slogans, entoados durante a arruada pelo Centro Escolar, te convenceram?

Miúdos a Votos - A maior flor do mundo

A turma 3.4 tem vindo a fazer campanha pelo livro que considera mais fixe: A maior flor do mundo, de José Saramago.
Fizeram cartazes, canções e até uma arruada pelo Centro Escolar. Uma animação!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Artistas Digitais

O concelho de Peso da Régua está em 2º lugar no top do concurso Artistas Digitais graças, sobretudo ao empenho dos alunos da turma 4.2 do Centro Escolar Alagoas. Todos eles têm elaborado belas ilustrações que podemos apreciar na página http://artistas.ccems.pt/gallery.aspx?IdTema=37
Parabéns e continuem a participar!

Ciência divertida

No âmbito do projeto de ensino experimental, os alunos da turma 3.4 tiveram oportunidade de fazer pega-monstros, um brinquedo divertido e cheio de cor.

Os pais contam na turma 3.4

No âmbito do projeto Os pais contam e leem na escola, a mãe do André, da turma 3.4 leu o conto Trocas e baldrocas. Obrigada, gostamos muito! 


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ecologia em ação!


Ouvimos, aprendemos, aplicamos e... divertimo-nos ao tentar deixar a nossa pegada mais leve na  CASINHA TERRA
A TURMA 4.1  percebeu a importância do trabalho que tem vindo a desenvolver quando reutiliza materiais sempre que pode, para as expressões/atividades  que gosta de criar.
Antes de assistirmos à apresentação da Resinorte já  considerávamos que a nossa postura era correta, agora temos a certeza de que fazemos bem quando nos esforçamos por fazer menos volume de desperdício e usamos mais materiais reutilizáveis. 
O divertido: construir o nosso próprio brinquedo,  que passa a informação com parte de uma cadeia alimentar, onde coabitam  batráquios e insetos,  e o objetivo final é  o treino das diferentes competências associadas à motricidade, força, precisão…
É  giro saber brincar!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Educação ambiental


Tendo como objetivo a educação ambiental dos alunos e o incentivo a uma correta separação e valorização dos resíduos, foram realizadas, na BE, duas sessões interativas para as turmas dos 2º e 4º anos. Com estas atividades, dinamizadas pela RESINORTE, pretendeu-se, ainda, promover nos alunos o desenvolvimento de competências criativas que lhes permitam reaproveitar alguns resíduos, transformando-os noutros objetos úteis. E assim, com pequenos gestos, todos nós podemos ajudar a diminuir a quantidade de lixo que todos os dias é lançado na  nossa casa-mãe, a TERRA!

Dia de S. Valentim


Neste dia de S. Valentim, enviamos e recebemos cartas, fizemos construções com corações, ouvimos músicas e lemos acerca do tema. Também tentamos explicar o que é a amizade:
 - Uma amizade não tem que ser perfeita mas sim verdadeira.
- A amizade não se compra, conquista-se.
- Se um amigo queres ter, cuida-o bem, dá-lhe um abraço a valer.
- A amizade é ainda mais linda do que uma flor, amar é viver o dia a dia semeando o amor.
- Até o infinito fica pequeno, quando se trata de falar da amizade que sentimos pelos outros.
- Vale mais um amigo verdadeiro, do que todo o dinheiro.
- Ter amigos é ter o maior e melhor tesouro do mundo inteiro e arredores.
Turma 3.2

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Dia da Internet Mais Segura

No dia 7 de fevereiro de 2017, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Para assinalar este dia, a Biblioteca Escolar convidou os alunos a realizarem algumas atividades e jogos sobre o tema, disponibilizados na página da Seguranet. Como muitos outros conceitos, a segurança digital também se aprende brincando!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Miúdos a votos

Começou a campanha eleitoral para escolher os livros preferidos das crianças e jovens portugueses e a nossa escola participa nesta eleição nacional promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior. 
Escolhidos os livros que vão a votos, chegou a hora dos alunos defenderem perante os colegas a obra que querem que ganhe. Há quem já tenha feito cartazes e panfletos, há quem tenha gravado tempos de antena para enviar para a rádio Miúdos e quem esteja a preparar sessões de esclarecimento e comícios.
Quais os livros mais fixes? Vamos fazer ouvir a nossa voz!