quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que eles dizem ...

Ensino Experimental das Ciências
O QUE ELES DIZEM… (ou perguntam) A respeito da luz e das sombras

“Quando está sol… Faz de conta que eu estou no sol e há uma sombra porque o sol bate em mim. E com outra luz também pode estar sombra.” (Beatriz)

“Quando está uma árvore e está sol e nós estamos debaixo e andamos, a sombra cada vez fica maior, quando a luz se começa a aproximar de nós.” (Maria)

“Só uma luz acesa… é o nosso reflexo que faz a sombra...” (Miguel)

“A luz é uma coisa que significa que nos dá a claridade para nós vermos, por exemplo para trabalharmos.” (Beatriz)

“A luz… quando está muito sol, dá muita luz a todo o universo e quando está noite, a lua e as estrelas podem iluminar tudo.” (Maria)

“Como as nossas sombras aparecem no chão? / Porque é que a sombra anda quando nós andamos?” (Joana)

“Se a sombra lavar as mãos, vai ficar sem sombra?” (Beatriz)

“Quando a luz e a sombra estão juntas, fazem uma sombra grande ou pequena?” (Maria)

“Como o sol tem raios, ele pode atravessar os vidros.” (Tiago)

“As pilhas têm muita energia e deixam ir a luz para onde quer.” (Maria)

“A luz vai às curvas porque em minha casa é tipo um “L” e vai às curvas.” (Joana)

“Acho que a luz vai sempre em frente.” (Tomás)

“Vai direita como uma estrada.” (Miguel)

…Todos os materiais se deixam atravessar pela luz?... O que significa “atravessar”?...

“É passar… como um fantasma…” (Maria)

… Será que a luz também faz isso?

“Eu acho que não porque alguns materiais são de madeira.” (Maria)



Trabalho da Turma 1.4

Sem comentários:

Enviar um comentário