terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional da LGP



 Assinalou-se, no dia 15 de novembro, o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Este dia foi criado a 15 de Novembro de 1995 juntamente com a Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas, com o intuito de ver esta língua reconhecida na Constituição, o que aconteceu em 1997, aquando da sua 4ª revisão. Efetivamente o artigo 74, nº 2, alínea H da Constituição determina que o Estado Português se compromete a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades.”
Esta língua tal como o nome indica é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua captação é visual.
Para assinalar esta data, realizaram-se várias atividades no Centro Escolar das Alagoas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa (alunos e professores), para a importância da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, motivar para a aprendizagem da LGP e reconhecer esta Língua como a natural dos  surdos, aquela que lhes permite um normal desenvolvimento e o acesso ao conhecimento.
As atividades decorreram ao longo do dia e envolveram todas as turmas do pré-escolar e 1º Ciclo. Foi apresentada uma história, fizeram-se jogos de som, houve esclarecimentos sobre o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, fez-se a apresentação e exploração de um poema elaborado pelos alunos surdos e ainda brainstorming de vocábulos gestuais. Foi um dia feliz e emocionante!


Sem comentários:

Enviar um comentário