quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DIA DOS AFETOS na turma 4.4




Para o Dia dos Afetos fomos pesquisar algumas tradições do nosso país e descobrimos os “lenços dos namorados”.
Diz-se que a origem dos "lenços dos namorados" remonta aos séculos XVII - XVIII, quando as senhoras bordavam para passar tempo.
No início, estes lenços, faziam parte do vestuário feminino e tinham apenas uma função decorativa. Eram lenços quadrados, de linho ou algodão, bordados conforme o gosto de cada um.
No entanto, estes lenços tinham outra função: a conquista do namorado.
Uma rapariga, quando chegava à idade de casar começava a bordar um lenço em linho ou algodão. Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou "conversado" e dependendo da sua atitude de o usar publicamente ou não é que se decidia o namoro. Se este aceitasse, poria o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocava-o ao pescoço com o nó voltado para a frente, usava-o na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo.
Caso contrário, o lenço voltaria às mãos da rapariga. Se por acaso, ele aceitasse mas, mais tarde, trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, e outros objetos que lhe pertencessem, como fotografias, cartas …
Descobrimos que estes lenços por vezes tinham erros, porque muitas vezes estas raparigas que os bordavam não iam à escola.

1 comentário: